Recuperar Recibo IRPF 2020: Onde Encontrar o Recibo IRPF

Após a declaração do Imposto de Renda o contribuinte pode imprimir o recibo ou também extrato. É este documento que comprova o envio de sua declaração para a Receita Federal. Caso você tenha finalizado o procedimento e esquecido de emitir o comprovante, saiba que tem como recuperar recibo IRPF 2020. A seguir, confira todas informações sobre como recuperar recibo IRPF 2020!

Recuperar Recibo IRPF 2020

Recuperar Recibo IRPF 2020

O recibo do Imposto de Renda 2020 é essencial para os contribuintes que tem interesse de acompanhar a situação da sua declaração por meio da internet. Com a numeração do mesmo, você consegue ter acesso a todo o processo de envio. 

Caso não tenha emitido o mesmo, saiba como recupera-lo ao longo deste post!

Como recuperar recibo IRPF 2020?

Assim como já mencionamos logo no início deste post, o recibo é a comprovação que o contribuinte realizou a declaração do Imposto de Renda daquele ano. A principal informação contida nesse documento é o seu número de identificação. 

Através dos números disponíveis no recibo, o contribuinte pode acompanhar todo o andamento de sua declaração através do site oficial da Receita Federal. No total, a numeração é composta por uma sequência de 12 dígitos. 

Recuperar Recibo IRPF

Caso o contribuinte não consiga localizar o número de identificação da sua declaração e agora está precisando dele, é possível realizar recuperar recibo IRPF 2020 de três formas distintas:

  • Por meio do portal e-Cac;
  • Através do computador ou dispositivo móvel utilizado para enviar a declaração;
  • De forma presencial em uma das unidades da Receita Federal. 

A seguir, saiba como recuperar recibo IRPF 2020 de casa uma dessas maneiras mencionadas acima!


Recuperar recibo IRPF 2020 por meio do portal E-Cac

Essa é uma das formas mais utilizadas e recomendadas para recuperar recibo IRPF 2020. Para isso, p contribuinte deverá acessar o site oficial da Receita Federal e selecionar a opção do serviço “Declaração IRPF”. 

✓ Saiba como fazer a declaração MEI 2020

Mas para isso é necessário já possuir um cadastro prévio ou o certificado digital. Para que você saiba como realizar com o E-CAC Receita Federal 2020, montamos um simples passo a passo a seguir. Confira!

  • Acesse o site → Clicando aqui;
  • Informe os dados solicitados pelo sistema;
    Recibo IRPF 2020
  • Clique em “Avançar”;
  • Será aberta uma nova janela com todas informações sobre sua declaração;
  • Selecione a opção do recibo e tenha acesso a sequência de números.

Recuperar recibo IRPF pelo celular ou computador

Essa também é uma das formas super simples de recuperar o recibo IRPF. Isso por que a declaração que foi salva e enviada do disco rígido de um computador fica gravada na pasta “C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF20XX\transmitidas”

Sendo assim, para imprimir este documento o usuário para apenas acessar esses dados pelo próprio programa da Receita Federal instalado em seu computador e seguir as instruções abaixo:

  • Clique em “Declaração”;

  • Após isso, selecione a opção “Imprimir”;
  • Depois disso, clique em “Recibo” e imprima o documento. 

No caso do contribuinte que esteja pelo aplicativo do Imposto de Renda, basta apenas procurar o arquivo na pasta de download e acessa-lo para imprimir. 


Recuperar recibo IRPF na Receita Federal 

Se você prefere recuperar recibo IRPF 2020 de forma presencial, basta apenas dirigir-se até uma das unidades  mais próxima a sua residência da própria Receita.

✓ Confira a nova tabela IRRF 2020

Há muitas pessoas que não conseguem fazer a recuperação do seu arquivo de Declaração do IR em nenhuma das formas que citamos, devido a falta do certificado digital ou cadastro já feito no próprio portal E-Cac.

Sendo assim, a forma mais indicada e necessário para obter este documento é apenas indo em uma das unidades da Receita. Clique aqui e confira a lista de unidades espalhadas por todo o Brasil.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Recuperar Recibo IRPF 2020: Onde Encontrar o Recibo IRPF